terça-feira, 29 de outubro de 2013

Niteroi e o seu Araribóia

"Niterói" (anteriormente escrito "Nictheroy" ou "Nitheroy") era o nome indígena da região atualmente ocupada pela cidade do Rio de Janeiro, no século XVI . Foi adotado como nome da então "Vila Real da Praia Grande" em 1834, quando a cidade se tornou a capital da Província do Rio de Janeiro. Existem várias explicações sobre o significado do termo na língua tupi:
  • "água que se esconde" ;
  • "porto sinuoso"
  • "rio verdadeiro frio", pela junção dos termos 'y (rio), eté (verdadeiro) e ro'y (frio)
Estátua de Araribóia é um monumento em memória do cacique Araribóia, fundador da cidade de Niterói, única cidade brasileira fundada por um índio. O cacique Arariboia foi herói da guerra da Confederação dos Tamoios e da expulsão dos franceses da colônia de França Antártica. O monumento está localizada na Praça AraribóiaCentro de Niterói, no trecho em frente a Rua da Conceição. (Fonte: Wikipédia).




Navegar de barca continua sendo a melhor opção para quem mora em Niterói, mesmo com todos os problemas (atrasos, filas e aborrecimentos) a paisagem e o cheirinho do mar faz valer a pena...
A concercionária que alem de administrar as barcas também administra a Ponte Rio-Niterói está se esforçando para dar mais conforto aos seus clientes e inaugurou neste ultimo sábado (26/10) a nova estação Araribóia com uma maior capacidade de acomodação e equipamentos mais modernos.
Há uma promessa que em 2014/2015 novas embarcações tornaram ainda melhor este meio de transporte, vamos aguardar essas melhorias, nó merecemos isto...
Por tudo isso SEJAM BEM-VINDOS A NITERÓI!!!!!!
BJBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário